O significado dos 10 nomes de bebês mais registrados em 2014

A chegada de uma criança envolve muitos momentos especiais para a família, entre eles, um daqueles que gera sempre algumas dúvidas e indecisões é a escolha do melhor nome para chamar o bebê. Geralmente, além da preferência pessoal dos papais e mamães, se leva em consideração aspectos como a origem do nome e o seu significado.

Tais definições podem revelar bastante sobre a importância do pequeno na vida dos pais, as expectativas futuras, os sentimentos com sua chegada. Por isso, além de termos divulgado aqui a lista com os nomes de bebês mais registrados em 2014, hoje, iremos dividi-los nos 5 nomes de destaque para meninos e para meninas, e suas significações. Assim, fica muito mais fácil entender o motivo de estarem entre os prediletos e, claro, inspirar você nessa escolha, também.

Tendências de nome de bebê se restringem a um país ou idioma

Alguns nomes acabam conquistando todo o mundo. Os nomes bíblicos, por exemplo, mantiveram o favoritismo entre os mais dados para meninos em esfera global. Gabriel, Miguel, Davi tiveram destaque em vários rankings.

Já para as baixinhas, o nome Sophia, continuou despertando paixão em famílias do Brasil, Canadá, Rússia, Alemanha e Malásia. As variantes Sofia e Sophie também foram muito escolhidas. Veja a lista:

Nomes de meninos mais registrados em 2014 e seus significados

nomes de meninos mais registrados

1 – Miguel: Significa “quem é como Deus?” É citado quatro vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus, em virtude do significado do nome ter base numa pergunta retórica, que se espera ser respondida que “ninguém é como Deus”. Ele é mencionado como um dos principais protetores do povo e também como um líder do exército de Deus.

2 – Davi: Significa “amado”, “aquele que é amado“, “querido”, “predileto”. Davi é também nome bíblico. Davi foi o mais famoso Rei de Israel, onde reinou durante o século 10 a.C., após o governo de Saul. Ficou conhecido por ter derrotado o gigante Golias enquanto ainda adolescente, e que, após tornar-se rei, foi responsável pela expansão da nação de Israel.

3 – Arthur: Significa “pedra” ou “grande urso”. A primeira teoria está relacionada como a lenda da espada retirada da pedra pelo Rei Arthur, personagem conhecido através da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”. A outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso” e ur, que significa “grande”.

4 – Pedro: Significa “pedra“, “rochedo”. É um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. Desde a Antiguidade é um dos nomes cristãos mais comuns. Sua definição pode apresentar uma personalidade forte como pedra.

5 – Gabriel: Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”. É nome de um personagem da Bíblia citado diversas vezes, tanto no Velho Testamento, quanto no Novo Testamento. Por ter sido portador de boas novas, Gabriel é tido como um arcanjo, um tipo de anjo mensageiro, e por isso também é tido como o “mensageiro de Deus”.

Nomes de meninas mais registrados em 2014 e seu significado

nomes de meninas mais registrados

1 – Sophia: Significa “sabedoria” e “sabedoria divina”. O nome Sophia tem origem no grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria”. É traduzido muitas vezes como a figura feminina para “o Verbo”, significando “santidade”, “sabedoria divina” e também como o Espírito Santo.

2 – Alice: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.

3 – Julia: Significa “fofa”, “macia”, “felpuda”, “jovem” ou “filha de Júpiter”. É a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba”, “felpudo”, “fofo” ou “macio”. Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Júlia esteja relacionada ao deus romano Júpiter.

4 – Isabella: Significa “casta”, “pura”, “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”. Isabella foi um nome muito comum entre a realeza medieval e foi adotado por rainhas na Inglaterra, França, Portugal, Hungria e pelo Império Romano.

A forma com duas letras “l” também é utilizada por falantes das línguas inglesa, alemã, italiana, norueguesa, sueca, holandesa e romena.

5 – Manuela: Significa “Deus está conosco” ou “Deus conosco”.  Confiança e lealdade são o que se pode esperar dela, nunca trairia as pessoas que ama, tem um apresso imenso por todos. Alguém que não admite superficialidade e covardia.