Brincadeiras ao ar livre: conheça três opções divertidas

A infinidade de jogos eletrônicos e a insegurança nas ruas, nos fizeram esquecer o quanto brincar ao livre pode ser uma grande curtição. Reunir os amigos e soltar a imaginação é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, fundamental para que eles gastem energia acumulada, além de permitir uma maior integração com a natureza. Podemos destacar também como grande vantagem das brincadeiras ao livre o seu baixo custo.

Então que tal incentivar seu filho desde cedo a praticar esportes e atividades na rua? Confira três exemplos de jogos simples e divertidos, reúna toda a criançada e vamos lá!

Ateliê da criatividade

Separe uma toalha ou cobertor e disponha sobre ele diversos materiais como: canetinha, lápis de cor, tinta guache, papel, cartolina, pincel e cola colorida. Não se preocupe com a sujeira, o objetivo dessa brincadeira é estimular a criatividade. Leve as crianças para um parque e peça para elas reproduzirem através de desenhos, pinturas e colagens, tudo o que está no entorno. Deixe a meninada se sujar, rabiscar, fazer tudo aquilo que dentro de casa não é possível. Esses momentos de liberdade são importantes na educação dos pequenos.

ateliê da criatividade - brincadeiras para as crianças

Brincadeira da esponja

Essa brincadeira fica muito mais divertida naqueles dias de extremo calor. Aqui o objetivo é fazer a galera se refrescar e gastar energia. Reúna o máximo de pessoas, vale família, vizinho, amigos, todo mundo.

Materiais: 2 Baldes, 2 garrafas pet , e 1 Esponja

Preparativos: Cada time tem uma garrafa pet, que fica a uma distância de 5 metros e um balde cheio d’água que fica a sua frente, então forma-se uma fila de cada time em frente ao seu balde e cada um deles recebe uma esponja.

brincadeira da esponja - crianças

Jogo: Quando o jogo começa, a primeira pessoa da fila molha a esponja e vai correndo até a garrafa do seu time e espreme até sair a água da esponja, então ela volta, entrega a esponja para o próximo participante da fila do seu time, que deve molhá-la e assim por diante. O time que encher a sua garrafa primeiro ganha a prova. Pode-se variar e usar uma caneca ao invés da esponja. Diversão garantida!

Caça ao tesouro

Essa brincadeira consiste em encontrar e decifrar pistas escondidas em diferentes locais até que a criança ou equipe chegue ao tesouro. Algumas variações podem ser feitas, inclusive desafiar as crianças a desenharem sua própria caça ao tesouro. Eles podem elaborar as pistas e até mesmo um código secreto a ser desvendado pela outra equipe. É uma atividade que ocupa bem o tempo da criança, desenvolvendo habilidades cognitivas e de raciocínio.

caça ao tesouro - brincadeira divertida para crianças

Viram só! Crianças amam aventuras, por isso promova momentos inesquecíveis dando a elas oportunidades de explorar e se divertir ao ar livre. Só não se esqueça do protetor solar e chapéus, de resto está tudo liberado.

Boa diversão!