Troca inteligente: Substituindo alimentos industrializados por opções mais saudáveis

Despertar a atenção das crianças sobre a importância da alimentação saudável, definitivamente, não é uma tarefa fácil. Mas, calma, também não é nenhum bicho de sete cabeças. É a partir de pequeninho que vamos formando nossos hábitos alimentares.

Muitas crianças não querem comer alimentos verdes, frutas ou tudo aquilo que é novo, pois reclamam que tem um sabor ruim. Nessas horas os pais se irritam e começa aquela discussão com o filho. Porém, é preciso dar tempo ao tempo. À medida que comemos vamos nos acostumando com o sabor dos alimentos, através do paladar, passando a gostar de tudo. É só fazer uma forcinha e experimentar.

Na ânsia de atendermos a choradeira das crianças acabamos partindo para os alimentos industrializados. Mas nós, do blog Kamylus, fazemos um pedido a você: não caia em tentação. Busque fazer dos momentos na cozinha, um grande momento em família. Chame as crianças e explique que, a partir de agora, algumas mudanças vão acontecer na alimentação delas. Vamos começar a substituir o que é ruim pelo o que é bom?

Refrigerantes x Suco

Uma simples troca que traz muitos benefícios. Substituindo refrigerantes por sucos, você está oferecendo para seu filho altas doses de vitaminas. O suco de laranja, por exemplo, contém 50 mg de vitamina C, essencial para prevenir resfriados. Se seu filho sentir falta das bebidas gasosas, aposte na mistura de sucos com água gaseificada.

sucos X refrigerantes - trocas inteligentes na alimentação das crianças

Salgadinhos industrualizados x Salgadinhos caseiros

Salgadinhos industrializados são os vilões de qualquer alimentação saudável. Mas se seu filho sentir falta de chips, dê a ele chips. Como assim? Simples! Faça salgadinhos com ingredientes que você tem em casa. Batata inglesa e batata doce assadas no forno, ou na fritadeira sem óleo, são ótimas pedidas para saciar a vontade de comer algo crocante. Você pode variar A receita usando frutas como banana e maçã.

Hambúrguer x Sanduiches

Crianças amam um bom hambúrguer, porém pães feitos com farinha branca são uma das maiores fontes de açúcar, mesmo sendo alimentos salgados. Uma opção para substituir esse alimento é utilizar pães integrais. Se você conseguir fazer a massa em casa, melhor ainda, assim você terá controle sobre todos os ingredientes e escolherá os de melhor procedência. Opte por recheios como que levem verduras e legumes picadinhos, queijos brancos, presuntos magros e peito de peru. Sucesso garantido com a criançada!

Sorvete x Smoothie

Calor chegando, as crianças pensam logo em que? Sorvete é claro. Os de frutas são mais saudáveis do que os de chocolate ou creme, então esta troca já oferece benefícios. Porém, para uma alternativa ainda mais saudável e light, coloque a polpa ou a própria fruta congelada no liquidificador e bata com iogurte desnatado. O resultado é um smoothie saboroso e cremoso.

sorvete - substituição inteligante na alimentação das crianças

Muito simples, não é mesmo? São trocas totalmente possíveis de serem feitas. É preciso ter em casa opções saudáveis. Não adianta reclamar que o filho não come fruta, se os pais não as deixam sempre à vista e se sequer as oferecem aos pequenos. Por isso reforçamos aqui o que já foi dito no post anterior, que cita os principais alimentos inimigos da saúde: os pais são os responsáveis pela alimentação dos filhos, o exemplo se aprende em casa.

Imagens: reprodução
Via: Programa Vida Saudável