Receita de chocolate quente saudável

Quando o friozinho bate, nada mais aconchegante do que reunir a família para aproveitar todas as comidinhas gostosas da estação. Uma dessas delícias é o chocolate quente. Cremoso e quentinho, a bebida é uma das favoritas da criançada. Afinal, quem resiste a um bom chocolate, não é mesmo?

O problema é que, normalmente, muitas das receitas que conhecemos não costumam ser lá muito saudáveis. Na hora do preparo é preciso estar atento aos ingredientes escolhidos. O chocolate, por exemplo, possui uma quantidade elevada de gordura saturada que, quando aquecida, torna-se ainda mais prejudicial. O exagero no seu consumo pode levar a um significativo aumento nas taxas de triglicérides no sangue.

Mas não é preciso se preocupar, mamãe. Quando consumido com moderação, o chocolate quente auxilia no estímulo a produção de serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar, tornando o dia a dia dos pequenos ainda mais divertido. Para isso, basta fazer algumas substituições simples na hora de colocar a mão na massa.

Receita de chocolate quente saudável-1

Quer uma dica? Utilize o chocolate 100% cacau. Isso porque quanto maior o percentual de cacau, mais saudável ele será. A fruta possui uma grande quantidade de antioxidantes, além de ser repleto de fibras, proteínas e cálcio.

Confira a receita rápida e prática que separamos.

Ingredientes:

• 2 xícaras de chá de leite (pode ser o sem lactose)
• 1 colher de sopa de amido de milho
• 2 colheres de sopa de cacau em pó (100% )
• 1 colher de sopa de açúcar demerara
• 1 rama de canela
• 1 pote de iogurte natural desnatado

 Modo de preparo:

1- Bata o leite, o amido de milho, o cacau em pó e o adoçante em um liquidificador.
2- Coloque a mistura em uma panela com a canela. Leve-a ao fogo baixo, sem parar de mexer.
3- Quando começar a ferver, desligue, adicione o iogurte e mexa até que o conteúdo fique homogêneo. Retire o pau de canela e sirva.

Que tal já ir pensando no lanche de amanhã? Aproveite e confira em nosso blog outras opções de substituições para tornar a alimentação das crianças, aí de casa, mais saudável.