Mundo Teen – 5 cuidados que você deve ter na internet.

É fato que a internet nos traz muitos benefícios. Mas, por ser um lugar onde todo mundo consegue ver o que você está fazendo, pode se tornar algo perigoso. Já vimos vários casos de pessoas que se deram mal por deixar sua vida “pública demais”. Por isso, se liga nas dicas de como manter sua privacidade na internet. Confira:

1 – Tenha cuidado com o que você vai publicar na internet.
Sério gente, qualquer pessoa tem acesso a você pela internet. Sabe onde você mora, o que gosta, onde estuda, etc. Um vídeo que você gravou de bobeira pode chegar a milhares de pessoas. Nesse mundo existem pessoas boas e ruins, então todo o cuidado é pouco. Fique ligada no que você quer que as pessoas vejam.

2 –  Ative configurações de privacidade.
Facebook, Instagram, YouTube, praticamente todas as plataformas oferecem configurações para proteger suas informações, fotos, vídeos, etc. Assim, você pode restringir o acesso a estes conteúdos somente aos seus amigos de verdade. Parece um pouco chato, mas você estará mais segura.

3 – Fique esperta com as amizades virtuais.

Isso parece papo de mãe, mas você sabe que na maioria das vezes sua mãe tem razão. Então, quando conhecer alguém pela internet, tome muito cuidado. Como havia dito, tem pessoas bem intencionadas e outra nem tanto. Não dê informações pessoais, como nome verdadeiro, idade ou endereço, para alguém que acabou de conhecer em um bate-papo ou no Face. Não envie fotos a desconhecidos e, principalmente, nunca marque encontros com pessoas que nunca viu na vida. Fale com seus pais, tenha certeza de que eles só querem o seu bem.

4 – Não responda a provocações, denuncie!

Se você recebeu uma mensagem maldosa pela internet, não responda na mesma moeda, só vai piorar a situação. Em vez disso, procure seus pais para falar sobre o assunto. Pode parecer difícil, mas eles podem ajudar a resolver o problema mais rápido. No caso de fotos ou vídeos maliciosos, quanto antes você agir, menor será o estrago. Além de recorrer a ferramentas de denúncia dos próprios serviços, você pode pedir auxílio à Vara da Infância e Juventude. Preserve todas as provas que puder e, com a ajuda dos seus pais, você poderá tomar as providências legais.

5 – Não seja uma agressora.

É aquele velho ditado: Não faça aos outros aquilo que não deseja para si mesma. O que parece uma brincadeira boba pode ter conseqüências graves para a vítima. Não passe para frente vídeos e fotos comprometedoras. Coloque-se no lugar da pessoa e pense se você gostaria de estar nesta situação. Faça da sua convivência na net uma experiência saudável.

Fonte: Atrevida