Dicas

O que fazer quando as roupas das crianças não servem mais?

As crianças crescem com uma rapidez incrível. Com isso, num piscar de olhos a barra da calça já bate no meio da canela, o pé não cabe mais naquele tênis novinho, a camiseta está tão curta que deixa a barriga à mostra.

Seja qual for a razão, manter guardadas roupas que não servem mais é um desperdício – tanto de espaço, quanto de uso. Já pensou em dar um destino diferente a essas peças? É uma maneira de exercer o desapego e mostrar a toda família que, até mesmo através das roupas, podemos ser criativos e ainda, de quebra, ajudamos a cuidar do nosso planeta sendo mais sustentáveis.

1

Considere cinco maneiras para reaproveitar de modo consciente as roupas dos seus filhos:

Customização: se a calça ficou curta porque alguém cresceu muito, mas continua nova, transforme-a em shorts. A blusa pode virar uma regata. Quem sabe até uma meia sobressalente se torna uma capinha fofa para o celular?

Fantasias: use a imaginação e transforme! Nem precisa ser carnaval para as crianças terem vontade de vestir coisas diferentes. Também como brincadeira, a peça pode ser costurada para se tornar uma roupinha de boneca.

Doação: uma vez que não achou modo para reaproveitar, você pode doar: há sempre alguém que precise. Se não, leve em um abrigo ou uma creche. Este processo pode ensinar às crianças uma bela lição de solidariedade!

Brechó: os brechós estão se proliferando cada dia mais nas cidades e são uma boa saída para trocas ou vendas. O valor arrecadado pode ajudar no orçamento familiar ou se reverter em uma pequena surpresa às crianças.

Bazar de trocas: muitas vezes, as crianças querem trocar a roupa com um colega. Se os pais aceitarem, a troca pode ser feita de uma maneira mais organizada, em um divertido bazar com brincadeiras e guloseimas para as crianças.

Imagem: Reprodução
Via Revista Crescer

Gostou?